Lula inaugura fábrica de ônibus elétricos da Eletra em São Bernardo do Campo (SP)

Ampliação das instalações da Eletra faz parte de investimentos de R$ 150 milhões; empresa busca liderança na produção de ônibus elétricos


Aline Feltrin

02 de jun, 2023 · 5 minutos de leitura.



Lula Eletra ônibus elétricos


Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice, Geraldo Alckmin (PSB), participaram da inauguração da fábrica de ônibus elétricos da Eletra, em São Bernardo do Campo (SP), nesta quinta-feira (2); de vermelho: Milena Braga Romano, presidente da Eletra; de azul Beatriz Setti Braga, presidente do Grupo ABC
Crédito:Eletra/Divulgação


Eletra inaugurou na manhã desta sexta-feira (2) sua fábrica de ônibus elétricos em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A cerimônia contou com a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB). As instalações ficam na Rodovia Anchieta, com área de 27 mil m² e capacidade para produzir 150 ônibus elétricos por mês e um total de 1.800 por ano. Entretanto, poderá chegar a 2,7 mil unidades, a depender da demanda do mercado.

A ampliação das instalações faz parte de investimentos de R$ 150 milhões. O objetivo da Eletra é se tornar líder em produção de ônibus elétricos na América Latina. Para isso, a expectativa é gerar 500 empregos diretos nos próximos dois anos.


Seja como for, na linha de ônibus elétricos da Eletra tem cinco modelos entre minibus de 10 metros até articulados de 21,5 metros. A montadora começou a produção desses veículos em 2022. Eles já circulam em algumas capitais, como São Paulo, Salvador e Vitória. Dessa forma, os veículos têm carroceria Caio e usam chassis Scania e Mercedes-Benz. As duas montadoras, aliás, são vizinhas da fábrica da Eletra no Grande ABC Paulista.

ônibus elétricos
Eletra/Divulgação

Cidades com ônibus elétricos

A corrida pela participação de mercado tem foco em grandes cidades do País que precisam cumprir leis que obrigam a substituição da frota de ônibus a diesel por elétricos. Esse é o caso da cidade de São Paulo, que terá ao menos 2.600 ônibus elétricos até 2024. Essa determinação é fruto de uma medida anunciada em 2022. Seja como for, até o momento a cidade conta com 219 ônibus elétricos. Sendo 201 trólebus e 18 movidos a bateria.


Dessa forma, 1.484 novos ônibus elétricos devem começar a operar ainda neste ano. Portanto, os outros 668 só começam a circular em 2024. A informação foi confirmada ao Estradão pela São Paulo Transporte (SPTrans), que gerencia o transporte coletivo na capital paulista. Vale lembrar, que a frota atual é de cerca de 14 mil veículos. A maioria tem motor a diesel.

Disputa pelo mercado de elétricos

Para conquistar São Paulo e demais capitais e grandes cidades, a Eletra irá disputar com outras marcas de peso. Uma delas é a própria Mercedes-Benz. A fabricante é a maior do Brasil. Há dois anos, a marca lançou seu primeiro chassis elétrico feito no Brasil. Trata-se do eO500U, com autonomia de 250 km. O ônibus, com carroceria de 13,2 metros e motor 100% elétrico, pode ter até quatro pacotes de bateria.

Empresas da capital paulista encomendam mais de 2 mil ônibus elétricos
Ônibus elétrico eO500U da Mercedes-Benz. Divulgação/MB.


Da mesma forma, a BYD vai oferece modelos com piso baixo e carroceria de até 13 metros. Bem como versões, também de piso baixo, com 22 m. Por sua vez, a opção com piso alto tem até 23 metros. A Volvo Buses é outra que vai disputar o mercado de ônibus elétricos no Brasil. Segundo a marca, os testes com o chassi BZL 100% elétrico no Brasil começam em breve. Além de São Paulo, o modelo será testado em cidades como Rio de Janeiro e Curitiba.